O atual Secretário Nacional de Relações Institucionais do Partido Liberal, General Braga Netto, que comandou o Ministério da Defesa (MD) durante o governo Bolsonaro, visitou a Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL) na quarta-feira, 11 de outubro de 2023, e ficou profundamente impressionado com o trabalho realizado pelo presidente da ABEMIL, Capitão Davi. Durante a visita, que durou mais de uma hora, o Capitão Davi apresentou as escolas associadas à organização, que lidera a pauta na promoção do modelo de Escola Cívico-Militar no Brasil.
A visita teve como objetivo principal fortalecer o modelo de Escola Cívico-Militar e compartilhar com os filiados do Partido Liberal e outras entidades as ações desenvolvidas pela ABEMIL no campo da educação cívico-militar em todo o Brasil. Braga Netto destacou que, apesar do governo Lula ter encerrado o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa do governo Bolsonaro em parceria com o MEC e o MD, um número significativo de governadores e prefeitos decidiram ampliar e manter o número de escolas cívico-militares. O general expressou sua admiração pelo trabalho da ABEMIL em colaboração com os prefeitos e pela presença dessas escolas também na rede privada de ensino.
O general também frisou, que o ex-presidente Jair Bolsonaro criou o PECIM com o objetivo de promover de forma democrática a expansão do modelo de educação cívico-militar, e citou a frase do ex-presidente Bolsonaro: ‘O que nos tira da miséria, da pobreza, da ignorância, é o conhecimento. É o ensino’.
O presidente da ABEMIL, Capitão Davi Lima, agradeceu ao General Braga Netto pela visita à sede da associação e enfatizou que as portas da ABEMIL estão sempre abertas para aqueles que desejam conhecer o trabalho da equipe da associação, que desempenha um papel de extrema relevância na colaboração do cenário educacional em nosso país desde sua fundação em 17 de junho de 2019.