Em Destaque
Institucional
Escolas
Cívico-Militares
Central de Conteúdos
Redes Sociais
Projeto Valores
O Projeto Valores visa implementar atividades para o desenvolvimento de valores em educação nas ECIMs.
Diante das constantes mudanças na sociedade, é possível perceber mudanças no ambiente escolar e o aparecimento ou o agravamento de diversas situações como bullying, uso de drogas, racismo, agressões físicas e verbais, vandalismo, entre outras. Nesse sentido, o Projeto Valores será implementado, tendo em vista o resgate desses valores éticos e cívicos primordiais, para a formação humana e o desenvolvimento integral do aluno. Por isso, a educação não pode ser neutra em relação aos valores; ela necessita ser ética e reflexiva.
Para elaboração do Projeto Valores, é importante que a escola procure priorizar valores e atitudes a serem trabalhados, considerando a comunidade escolar e as situações críticas que ocorrem com os seus alunos.
O objetivo geral do Projeto é desenvolver virtudes nos discentes, por intermédio de valores éticos e cívicos preconizados pelo modelo proposto para as ECIMs, a fim de contribuir, de forma mais efetiva, para o seu desenvolvimento integral.
São objetivos específicos deste Projeto.
– integrar e dinamizar as atividades planejadas na escola sobre valores.
– proporcionar vivências para o exercício dos valores estudados nas dependências da escola, proporcionando ao educando experiências significativas que o preparem para a vida como cidadão.
– favorecer a criação de uma política para difusão de valores nas ECIM, envolvendo todos os profissionais e viabilizando a integração escola-comunidade.
– resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade.
– promover o exercício consciente da cidadania e do convívio social, baseado no respeito às diferenças e na prática do diálogo, oportunizando as reflexões e atitudes que visem ao bem-estar do ser humano.
– implementar uma prática pedagógica com ênfase na participação ativa e responsável do próprio estudante em seu processo de aprendizagem.
– compreender o mundo, seu pluralismo cultural e atuar nele de forma crítica, criativa e responsável.
– promover ações que visem à responsabilidade e à formação de atitudes conscientes na proteção ao meio ambiente, na proteção da saúde e na valorização da vida.