Em Destaque
Institucional
Escolas
Cívico-Militares
Central de Conteúdos
Redes Sociais
SAECIM – Certificação
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO CÍVICO-MILITAR – ABEMIL criou o Sistema de Avaliação das Escolas Cívico-Militares – SAECIM com o objetivo de avaliar as ações executadas na implementação e manutenção de escolas cívico-militares pela instituição.
O SAECIM tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação básica, a orientação para implementação de ações de excelência, o aumento da eficácia institucional das escolas cívico-militares e a efetividade educacional e social, especialmente considerando a necessidade de aprofundamento dos compromissos educacionais e didático-pedagógicos e responsabilidades sociais, com a valorização de sua missão de promoção de atividades com vistas à difusão de valores humanos e cívicos que estimulem o desenvolvimento de bons comportamentos e atitudes no estudante e a sua formação integral como cidadão. Além disso, tem como foco a promoção de atividades de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, respeitadas a autonomia exclusiva dos docentes e a promoção de atividades com vistas à otimização dos recursos materiais e financeiros da unidade escolar.
Com isso, ficam contemplados os eixos EDUCACIONAL, DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, ADMINISTRATIVO, de INFRAESTRUTURA e SEGURANÇA, que formam o tripé de gestão do modelo de Escolas Cívico-Militares.
A avaliação das escolas cívico-militares, conforme pensado pela ABEMIL, tem por objetivo identificar o perfil e o significado de sua atuação nessas escolas, que está em constante evolução e aperfeiçoamento, especialmente considerando os indicadores da educação em nível nacional e internacional, além da comunidade a quem é direcionada seus trabalhos, tendo em vista suas atividades, programas, projetos e ações, além de considerar, também:
a) O Projeto Político Pedagógico.
b) As diversas ações voltadas para a gestão de processos educacionais, para a gestão de processos didático-pedagógicos e para a gestão de processos administrativos.
c) A responsabilidade social da escola cívico-militar, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da produção artística e da memória e patrimônio culturais.
d) A comunicação e interação com a comunidade.
e) O aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e as condições de trabalho do corpo militar, do corpo docente e do corpo técnico-administrativo.
f) O auxílio na organização da gestão da escola cívico-militar.
g) A infraestrutura física, como biblioteca e recursos de informação e comunicação, sem desconsiderar outros espaços como laboratório(s), quadra(s) de esporte, salas de aula, outros.
h) As políticas de atendimento aos estudantes.
i) A sustentabilidade financeira é especialmente importante, levando em conta o significado social da escola cívico-militar e a continuidade da oferta de educação no ensino fundamental e médio.
Para que as avaliações possam realmente trazer os resultados reais e orientar ações de manutenção ou corretivas, é importante que exista uma periodicidade mínima. Para tanto, recomenda-se que a primeira avaliação do modelo implementado ocorra após 01 (um) ano do início das atividades da escola cívico-militar implementada, sendo que após esse período é possível identificar potencialidades, assim como possíveis fragilidades e atuar em suas correções.
Os resultados satisfatórios deverão ser certificados pela ABEMIL como reconhecimento de boas práticas e constante evolução do modelo de escola cívico-militar.
Os resultados considerados insatisfatórios ensejarão a atuação em ações que visem:
a) Estabelecer o diagnóstico objetivo das condições da escola cívico-militar.
b) Estabelecer os encaminhamentos, os processos e as ações a serem adotados pela ABEMIL e pela escola cívico-militar avaliada, com vistas à superação das dificuldades encontradas.
c) Indicar prazos e metas para o cumprimento das ações expressamente definidas, com a caracterização das respectivas responsabilidades na execução
d) Criar, no âmbito da escola, comissão de acompanhamento das ações propostas.
A primeira certificação de suas escolas parceiras ocorreu no ano de 2023 e, graças ao trabalho de excelência desenvolvido, todas as escolas atendidas pela ABEMIL foram certificadas. No segundo semestre de 2024 todas as escolas atendidas pela instituição passarão novamente pelo processo de certificação, o qual será mais uma vez conduzido pelo INSTITUTO INTERNACIONAL DE INTELIGÊNCIA EM GESTÃO E SUSTENTABILIDADE – I3GS.